A clientela é composta em sua
maioria por adolescentes e no turno noturno por alunos trabalhadores, sendo
muitos destes oriundos do mercado informal. Este contingente atendido pela
Unidade de Ensino é proveniente de bairros periféricos e circunvizinhos, tendo
a maioria como características a origem de família com baixo nível
socioeconômico e dificuldades de aprendizagem. Muitos destes também têm
freqüência irregular e apresentam defasagem na idade/série devido à necessidade
de logo cedo ingressar no mercado de trabalho, ainda que informal, como
garantia de sua sobrevivência e, sobretudo, de seus familiares.
Este fator aumenta a evasão e os
entraves à permanência e progressão educacional destes estudantes, que na busca
de regularização escolar, ao retornarem, têm
dificuldades de acompanhar o ensino por apresentarem deficiências de
leitura, escrita, e assim como muitos outros com seus problemas de origem
sócio-econômico-cultural apresentam baixos índices de aproveitamento e
dificuldades em compreender e estabelecer relações entre os conteúdos
trabalhados com soluções de problemas e necessidades da vida prática. Muitos
apresentam atitudes de indisciplina, evadem por circunstâncias do próprio modo
de vida, ou mesmo expressando suas aspirações e ansiedades, ainda se comportam
de forma desmotivada, apresentam dificuldades em relacionar a importância do
conhecimento com a autorealização e construção da cidadania.
Nenhum comentário:
Postar um comentário