A comunidade inserida no contexto
escolar, de acordo com o nível socioeconômico, pertence às camadas média e
baixa – característica inerente à sua localização. É um bairro residencial com
poucas casas comerciais em sua proximidade, a não ser bares. Suas condições de
iluminação precisam melhorar, mas é bem servida de transporte e saneamento
básico, com ruas calçadas e/ou asfaltadas, num local de fácil e rápido acesso
ao centro da cidade. Como única oportunidade de lazer local, as associações de bairro
existentes no entorno utilizam a quadra poli-esportiva da escola para treinos
diários e torneios de futebol. A comunidade também conta com o auditório para
outras atividades - tudo com autorização prévia, conforme cronograma
pré-estabelecido e regulamentado pela direção. As condições de segurança da
circunvizinhança, bem como da própria escola, é praticamente inexistente,
dependente dos órgãos governamentais competentes para tomada de medidas e
ajustes emergentes de ordem local e nacional. A ronda de policiais é
esporádica, apesar das condições de periculosidade da localidade.
Apesar da solidariedade que lhe é
característica pela atenção aos estudantes e alerta a situações adversas, a
comunidade ainda deixa a desejar no que diz respeito à participação ativa e
dialética com o trabalho pedagógico desenvolvido pela escola.
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